Você passa muitas horas do seu dia em grupo, seja na escola, em casa, no trabalho ou até mesmo nas redes sociais. Isso significa ter que conviver com pessoas diferentes e lidar com opiniões divergentes o tempo todo. Por isso, ter a mente aberta tem se tornado uma característica cada vez mais importante.
Ter a mente aberta quer dizer estar aberto a novas experiências, olhar para o que é diferente sem preconceitos, não julgando antes de ter a oportunidade de conhecer. Que dizer ser tolerante e paciente, ajudando a manter a boa convivência e uma relação saudável com aqueles que estão a nossa volta.
A importância de ter a mente aberta
A falta de tolerância é percebida em todos os lugares e em todos os níveis: econômica, religiosa, étnica, racial e cultural. A maioria das pessoas tem dificuldade em aceitar o que é diferente da sua realidade, caracterizando o outro como errado e o colocando em posição inferior apenas por não entendê-lo.
A intolerância cria conflitos que vão desde discussões entre vizinhos até ataques terroristas. São mentes fechadas que vivem apenas na sua zona e não se permitem conhecer ou aceitar o outro. Ter uma mente receptiva é explorar novas perspectivas, experimentar o novo sem julgamentos, praticando o respeito mútuo e melhorando a convivência com as diferenças.
Quando se experimenta algo já com o pensamento negativo de que aquilo não será bom, provavelmente isso se confirmará. Mas se você mantiver a mente aberta e o pensamento positivo, conseguirá tirar proveito de qualquer experiência, proporcionando benefícios para si próprio e para quem está a sua volta.
Como abrir a sua mente
Principalmente para os mais velhos, abrir a mente e aceitar o novo pode ser uma tarefa um pouco difícil. Mas com a consciência de que isso é importante e mudando algumas atitudes, é possível se livrar dos preconceitos e assimilar ideias diferentes com maior naturalidade.
- Experimente o diferente
Esse é o primeiro passo, pois é uma forma de exercitar a mente e desenvolver novos modos de pensar sobre o mundo. Quando você entra em contato com uma realidade completamente diferente da sua, você se obriga a repensar o que sabia sobre aquilo - e essa reflexão costuma transformar quem você era. Por isso, busque conhecer lugares novos, frequentar restaurantes diferentes, assistir gêneros de cinema antes inusitados e até dar um "bom dia" para aquele vizinho que você nunca cumprimenta.
- Encontre um hobby
Quando você pratica uma atividade que gosta e se dedica a ela com intensidade, acaba descobrindo mais sobre você mesmo e, conhecendo a si próprio, torna-se mais propenso a aceitar o outro. Vale qualquer tipo de hobby, desde que você já não o esteja praticando normalmente: pintura, violão, etc.
- Viaje mais
Esta é uma das melhores formas de abrir a mente. Assim que você desembarca em outro país ou cultura, você se expõe a estímulos novos, muitos ainda desconhecidos e que provocarão reações emocionais e racionais, às quais você deve ficar bem atento. A gente nunca volta igual de uma viagem.
- Enfrente o seu medo
É importante sair da zona de conforto de vez em quando. Da próxima vez que você encontrar uma justificativa para declinar um convite, pense bem se essa recusa não é medo. Se for, aceite - pelo menos uma vez. A ideia é abrir a sua mente, não?
Fonte: Vivomaissaudável
Nenhum comentário:
Postar um comentário