quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Fique atento aos sinais de depressão na terceira idade


A depressão na terceira idade é um problema importante. Ela pode trazer sérias consequências para os idosos, não só pela gravidade dos sintomas, mas também pelas complicações que pode surgir no organismo. O diagnóstico precoce e o tratamento correto são essenciais para que o problema seja revertido.

Sintomas e causas da depressão

Um dos principais sinais de depressão na terceira idade é o estado de humor melancólico. Quando uma pessoa se fecha, não querendo conversar ou ter contato com amigos e familiares, pode ser um caso de depressão. É preciso ficar atento aos outros sinais que o idoso apresenta, procurando ajuda o quanto antes.

Um quadro depressivo também pode se manifestar por meio de comportamentos agitados ou agressivos. A qualidade do sono geralmente é afetada pela doença, causando insônia e outros distúrbios.

A ansiedade e a tensão muscular acompanham os outros sintomas, podendo até ocorrer dores musculares nas costas ou na nuca, além de dores de cabeça frequentes. O deprimido ainda pode apresentar tremores nas mãos, palpitações e sudorese.

As causas mais frequentes da depressão são a solidão, a inatividade e as perdas de entes queridos. O uso prolongado de alguns tipos de medicamentos, principalmente tranquilizantes, também pode resultar em depressão na terceira idade.

Além dos tranquilizantes, vários remédios cardiológicos, antirreumáticos, antialérgicos e anti-inflamatórios também provocam depressão. Entre essas medicações, algumas se destacam, como corticóides, beta-bloqueadores e vasodilatadores cerebrais.

Tratamentos para depressão na terceira idade

O primeiro passo para tratar a depressão na terceira idade é procurar ajuda médica. Um profissional qualificado pode fazer um exame clínico completo, além de uma avaliação psiquiátrica e neurológica. Com isso, é possível diagnosticar corretamente a doença e indicar o melhor tratamento, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Geralmente, são indicados medicamentos antidepressivos, sempre com orientação e acompanhamento médico. Algumas dessas substâncias provocam efeitos colaterais nos pacientes, como alterações na pressão arterial e problemas cardíacos.

A terapia ocupacional também traz bons resultados, ajudando o idoso a superar a depressão.

Como evitar a depressão na terceira idade

Encontrar um exercício físico ou esporte que seja adequado para as limitações do corpo é uma ótima forma de se manter ativo e saudável. Além dos benefícios para a saúde física, praticar essas atividades também trabalha a mente. Alguns exercícios estimulam a memória, melhoram o raciocínio e proporcionam sensação de bem-estar.

Fazer atividades em grupo também é uma forma de evitar a depressão na terceira idade. O contato e a interação com outras pessoas ajuda a diminuir a sensação de solidão. Nunca é tarde para fazer novas amizades, conversar e dividir experiências de vida. O idoso deve sempre se manter ocupado e em movimento, exercitando o corpo e a mente com frequência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário