quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Palavras positivas podem fazer a diferença na sua vida


Seja na vida pessoal ou profissional, as pessoas recorrem a diferentes recursos para tirar forças nos momentos complicados e encontrar motivação. As palavras positivas podem ser uma alternativa, embasadas pela teoria da Psicologia Positiva. Saiba mais sobre essa corrente de pensamento e veja por que encontrar as palavras certas é tão importante.

A importância das palavras positivas

De acordo com a psicóloga Samantha Correia, integrante do núcleo de pesquisa em Psicologia Positiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o pensamento positivo tem impacto sobre as emoções e o comportamento do indivíduo diante das situações da vida.

Isso se explica por que, frente a uma mesma situação desafiadora, por exemplo, as pessoas agem de formas diferentes. Enquanto algumas conseguem se sentir motivadas e apresentar um bom desempenho, outras se sentem amedrontadas ou incapazes, não atingindo os resultados esperados.

“Tudo isso tem a ver com o pensamento que a pessoa tem de si mesma e da situação que está enfrentando”, destaca a especialista. Lutar contra os pensamentos negativos, questionando sua veracidade e substituindo-os por ideias mais realistas e positivas, faz com que o indivíduo se sinta mais adaptado, capaz e, consequentemente, motivado perante os desafios da vida.

Algumas pessoas têm mais facilidade de estimular os pensamentos positivos e combater a negatividade. Já outras podem precisar de ajuda profissional. Mas onde será que as palavras positivas entram nessa história?

De acordo com Samantha, o resultado vai depender do histórico de vida e das características de cada pessoa. Ainda assim, termos de cunho positivo podem e devem ser repetidos várias vezes para afastar os pensamentos negativos.

Por exemplo, se você acredita que não conseguirá ser um bom profissional, pode procurar uma forma mais adaptada de pensar sobre isso, como "ter pessoas que lembrem frequentemente de sua capacidade, mostrem seus acertos e falem palavras positivas”, cita a psicóloga. “Pode ser lido e repetido por você várias vezes durante o dia para se combater aquele pensamento inicial", completa.

Saiba mais sobre a Psicologia Positiva

Trata-se de um movimento relativamente recente, iniciado de forma estruturada em janeiro de 2000, com um artigo dedicado ao tema escrito por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi. A principal preocupação é estudar os aspectos positivos do ser humano, os processos que contribuem para seu florescimento e, ainda, o que faz a vida valer a pena.

Segundo os pesquisadores considerados pais da Psicologia Positiva, o campo pode ser explicado em três níveis, também conhecidos como pilares: subjetivo, individual e grupal.

O nível subjetivo diz respeito às emoções positivas como, por exemplo, o bem-estar e a satisfação em relação a experiências do passado. Também entram nesse grupo a esperança e o otimismo vivenciados com relação ao futuro e a felicidade vivida no presente.

Coragem, espiritualidade, sabedoria e perdão são exemplos de traços individuais positivos e, por isso, estão no nível individual. No nível grupal, por sua vez, estão as virtudes cívicas, como altruísmo, tolerância e responsabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário